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SCR - Sistema de Informações de Crédito

O que é o SCR?

Sistema de Informações de Crédito do Banco Central do Brasil – SCR é um instrumento de registro e consulta de informações sobre as operações de crédito, como empréstimos, financiamentos, avais ou fianças, realizadas entre as Instituições Financeiras e seus Clientes.


Qual a finalidade do SCR?

 

  • Permitir aos Clientes das Instituições Financeiras o acompanhamento das informações de suas operações de crédito que estão sujeitas ao registro no SCR, trazendo maior transparência sem desrespeitar o sigilo bancário.

  • Permitir ao Banco Central do Brasil obter informações mais precisas e sistemáticas para a supervisão das operações de crédito praticadas pelas Instituições Financeiras autorizadas, com o propósito de oferecer maior credibilidade e segurança ao público usuário de serviços e produtos destas instituições.

  • Permitir às Instituições Financeiras uma melhor avaliação da capacidade de pagamento dos seus Clientes, mantendo mecanismos que possibilitem decisões de crédito com maior segurança e precisão, além da possibilidade de praticar taxas de juros adequadas ao perfil de crédito dos seus clientes através de uma análise individualizada. As Instituições Financeiras somente poderão consultar as informações mediante a prévia autorização do Cliente.


Como o Cliente pode consultar as informações do SCR?

As pessoas físicas e jurídicas podem acessar seus dados cadastrados no SCR, gratuitamente, por meio da internet, cadastrando-se pelo endereço eletrônico: www.bcb.gov.br/?SCR. Se conveniente, podem obter relatórios com informações detalhadas ao seu respeito diretamente nas Centrais de Atendimento ao Público, mantidas pelo Banco Central do Brasil em dez capitais.

Maiores informações sobre o acesso e utilização do SCR podem ser obtidas pelo telefone 0800 979 2345 do Banco Central, nos dias úteis, das 9h às 16h, ou no endereço eletrônico www.bcb.gov.br/?SCR.


Qual o procedimento necessário para correção, exclusão, registro de medidas judiciais e a manifestação de discordância relativa às suas informações no SCR?


Se o Cliente identificar divergências nas suas informações divulgadas no SCR, deverá, em primeiro lugar, solicitar a retificação dos dados junto à instituição responsável pela informação.

Os clientes da Socinal poderão utilizar o SAC ligando para o número (22) 2665-5786. Caso não haja entendimento entre as partes, o Cliente poderá registrar uma reclamação na Central de Atendimento ao Público do Banco Central do Brasil, apresentando Documento de Identidade e CPF ou obter maiores informações através do número 0800 979 2345 do Banco Central do Brasil.

O Cliente poderá, ainda, caso não esteja satisfeito com as providências acima mencionadas, buscar em juízo a correção de eventuais divergências em seus dados, por meio de ação judicial.

Importante: O Cliente deve autorizar a Instituição Financeira a consultar suas informações no SCR. Somente após a autorização do Cliente a Instituição Financeira poderá consultar suas informações no SCR.

Para maiores informações, visite http://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/scr.asp

Informações Corporativas

Política de Privacidade

 

Esta Política de Privacidade aplica-se às atividades de tratamento de dados pessoais dos clientes, potenciais clientes, candidatos a vagas de emprego, empregados, fornecedores e eventuais visitantes registrados em nossas plataformas de negócios na web ou no mobile. Como parte das nossas operações diárias, necessitamos coletar dados pessoais e comerciais, sensíveis ou não de todos os stakeholders da organização que direta ou indiretamente se relacionem com a empresa. A privacidade de suas informações é de grande importância para nós, e temos como política respeitar a confidencialidade da informação e a privacidade das pessoas. Esta Política estipula como ocorrem as operações de tratamento de dados pessoais da Socinal Financeira em conformidade com as leis e regulamentações vigentes.

1. Considerações Gerais

A Socinal Financeira respeita a privacidade de todos os titulares de dados pessoais, estando, desta forma, comprometida a tomar todas as medidas possíveis para assegurar a proteção dos dados pessoais coletados. Todas as informações são tratadas de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis à proteção de dados.

Procedimentos técnicos e organizacionais estão em vigor para garantir que a sua informação esteja sempre segura. Como parte destes procedimentos, regularmente conscientizamos todos os nossos colaboradores sobre a importância da manutenção, salva guarda e respeito da sua informação pessoal e por isso monitoramos constantemente e prevemos medidas disciplinares apropriadas para eventuais descumprimentos.

A Socinal pode utilizar diferentes formas para coletar dados pessoais, tais como: (i) websites; (ii) APP mobile; (iii) correio eletrônico; (iv) telefone; e (v) diretamente em nossa sede ou em agentes correspondentes.

    Que são exigidos nos seguintes casos:
  • Ter ou pretender ter relação de trabalho na instituição;
  • Fornecer ou pretender nos fornecer produtos e/ou serviços;
  • Na solicitação de produtos ou serviços da organização;
  • Na abertura de uma conta de investimento no website ou plataforma mobile disponível pela instituição;
  • Na compra de serviços direto ou indiretamente;

 

Nós não coletamos ou solicitamos informações pessoais de qualquer pessoa sabidamente menor de 18 anos, ou que não tenha poderes para representar a Pessoa Jurídica. Se você tiver menos de 18 anos ou não possuir os poderes necessários para representar a empresa, por favor, não tente se cadastrar em nosso Site ou enviar quaisquer informações pessoais para nós. Se soubermos que coletamos informações pessoais de uma pessoa não autorizada ou com menos de 18 anos, removeremos essa informação o mais rápido possível. Se acreditar que uma pessoa menor de 18 anos ou sem a devida autorização possa ter nos fornecido informações pessoais, por favor, entre em contato conosco através do e-mail dadospessoais@socinal.com.br.
AO CLICAR EM “EU ACEITO ESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE” OU AO NAVEGAR EM NOSSA PLATAFORMA, VOCÊ CONCORDA COM OS TERMOS DESTA POLÍTICA. SE VOCÊ NÃO CONCORDAR COM TODOS OS TERMOS QUE SE SEGUEM, NÃO PODERÁ UTILIZAR OU ACESSAR A NOSSA PLATAFORMA A QUALQUER TÍTULO.

 

2. Alterações desta Política

A nossa Política de Privacidade é regularmente revisada para assegurar a conformidade com leis, regulamentações e novas tecnologias, refletindo possíveis mudanças nas nossas operações e práticas de negócio. É importante que você acesse regularmente esta política, e que observe a data de atualização informada abaixo.

 

 

3. O que coletamos quando você visita ou navega em nossas plataformas de negócios

(i) Navegador de acesso do usuário; (ii) Endereço do protocolo de Internet (IP); (iii) Data e hora do acesso; (iv) A localização do usuário; e (v) As ações do usuário dentro da plataforma. Na utilização de tablet ou smartphone incluem: (i) O modelo do dispositivo móvel e o sistema operacional utilizado para o acesso; (ii) Versão do aplicativo; (iii) Provedor de conexão do usuário;(iv) Geolocalização (quando autorizado e habilitado pelo usuário).

 

4. Porque a Socinal Financeira coleta e utiliza os seus dados pessoais?

    Podemos utilizar a sua informação pessoal para as seguintes finalidades:
  • I. Para criação da conta em nossa plataforma de investimentos. Necessitamos verificar a sua identidade de forma a validá-lo como cliente, e isso podeincluir verificações de crédito. O uso da sua informação pessoa l é necessário para identificarmos quem é você, já que temos a obrigação legal de estar em concordância com o “Know your costumer – Conheça o seu Cliente” e com as demais obrigações regulamentares.
  • II.Para execução dos serviços contratados Na compra de títulos e valores mobiliários de nossa emissão para investimento ou na solicitação de crédito, onde é necessário utilizar os seus dados pessoais para cumprir as regras de análise, avaliação, constatação e confirmação de dados pessoais visando atender as regras mercadológicas e contratuais da operação. Para cumprimento de obrigações legais.
    Uso de dados pessoais operacionais de forma atender obrigações legais provenientes das legislações aplicáveis aos produtos financeiros tais como: (i) verificações de exposição e análise de crédito;(ii) verificação de identidade; (iii) cumprimento de ordens judiciais; (iv) legislação tributária, fiscal dentre outras que limitam e regulam o sistema financeiro nacional e a comercialização de seus produtos.
  • III. Para análise de comportamento de usuários das plataformas de negócios.
    As nossas plataformas podem conter ferramentas de coleta e análise de dados que nos permitam mensurar o comportamento do usuário para garantir a qualidade da plataforma e proporcionar a melhor experiência de usabilidade. As informações coletadas não são consideradas como pessoais de acordo com os termos da Lei Geral de Proteção de Dados, pois são utilizadas de forma a não se vincular a qualquer usuário, sendo estas informações anonimizadas.
  • IV. Para publicidade
    Podemos utilizar os seus dados pessoais para enviar comunicações de marketing por e-mail, telefone, ou outras formas previamente concordadas, para assegurar que está sempre atualizado sobre os nossos produtos e serviços. Ao enviarmos comunicações de marketing, estas serão baseadas no seu consentimento.
  • V.Para proporcionar garantia de prevenção a fraudes, ilícitos de natureza criminal e segurança dos titulares.
    Necessitamos tratar dados pessoais com objetivo de análise e prevenção contra fraudes, uso indevido dos produtos com fins ilícitos em diversos cenários. Além disso, podemos tratar informações pessoais com a finalidade de segurança dos titulares de dados, prevenindo contra potenciais crimes, medidas contra invasão, e segurança de ativos.
  • VI. Compartilhamento de dados pessoais
    Observados os critérios definidos nesta Política, a Socinal não divulgará dados pessoais dos seus clientes a uma terceira parte, exceto: Para atendimento à medida necessária dentro dos termos das leis, regras ou regulações aplicáveis;
    √ Perante a existência de obrigação de divulgação;
    √ Por legítimo interesse que exija a divulgação; ou
    √ A pedido do cliente, mediante o seu consentimento.
    Como parte do uso dos seus dados para os fins acima mencionados, podemos eventualmente divulgar a sua informação pessoal a:
    √ Entidades terceiras tais como prestadores de serviços comerciais e consultores especializados contratados para serviços administrativos, financeiros, legais, segurança, pesquisa e outros serviços;
    √ Entidades terceiras que estejam realizando trabalhos de Auditoria;
    √ Partes empresariais, fornecedores de crédito, tribunais, órgãos controladores e autoridades reguladoras;

 

5. Segurança e privacidade dos dados pessoais

A Socinal Financeira tem como compromisso zelar e tratar as informações de nossos clientes e demais titulares de dados utilizando medidas que visam garantir a proteção, a manutenção da privacidade, integridade, disponibilidade e confidencialidade dos dados pessoais tratados em nosso ambiente. Além de implementar medidas para prevenir, detectar e reduzir a vulnerabilidade aincidentes em nossos ambientes tecnológicos e no âmbito de nossos parceiros operacionais.

 

6. Armazenamento de informação pessoal e período de retenção

A Socinal Financeira deverá manter as suas informações pessoais durante o tempo necessário para cumprir com os fins para os quais as informações são tratadas ou por outros motivos válidos para reter suas informações pessoais, como por exemplo, o cumprimento de obrigações legais.
Caso deseje que a Socinal não utilize mais os seus dados pessoais, entre em contato via portal, na seção “contato”. (https://www.socinal.com.br/contato).

 

7. Consultar seus Dados Pessoais

Se desejar realizar a consulta dos seus dados pessoais que são tratados em nosso ambiente e as finalidades para os quais os dados são tratados encaminhe um e-mail para dadospessoais@socinal.com.br.

 

8. Alterar seus Dados Pessoais

Se desejar alterar seus dados pessoais, o mesmo poderá ser feito acessando a área “contato” em nossas plataformas online ou mande um e-mail para dadospessoais@socinal.com.br.

 

9. Solicitar o cancelamento de tratamento dos seus Dados Pessoais

Se desejar que não realizemos mais o processamento da sua informação pessoal, acesse a área “contato” em nossa plataforma online ou mande um e-mail para dadospessoais@socinal.com.br e solicite o encerramento de sua conta de investimento ou o bloqueio de seu cadastro interno na instituição.

 

10. Open Banking

Em fevereiro de 2021 foi iniciada a primeira fase do Open Banking, em que a Socinal e outras instituições passaram a disponibilizar os seus próprios dados, como informações sobre canais de atendimento e informações de tarifas para o mercado.
Desde 15 de julho de 2021, será possível que você escolha compartilhar os seus dados com outras instituições financeiras pelo Open Banking. A escolha de compartilhar os seus dados é somente sua. Por isso, lembre-se que seus dados devem ser compartilhados de forma cuidadosa e com quem você pode confiar.

 

11. Aviso Legal

A Socinal Financeira não é responsável pelo uso indevido ou perda dos dados pessoais a que não tem acesso ou controle. Ficamos também isentos de responsabilidade diante do uso ilegal e não autorizado dessa informação como consequência de uso indevido ou desvio das suas credenciais de acesso, conduta negligente ou maliciosa como consequência de atos ou omissões da sua parte ou de alguém autorizado em seu nome

 

atention

ATENÇÃO

A Socinal não solicita nenhum tipo de pagamento (nem mesmo de taxas operacionais)  ou depósito antecipado para análise ou concessão de crédito.

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para atendimento@socinal.com.br